Em décadas passadas, saiamos de Goiânia
rumo ao sul de Goiás, passava por varias cidades goianas, em direção a Minas
Gerais e chegávamos a São Paulo. Toda esta rota feita em ferrovias que eram de
passageiros e cargas. Tinha cabines
com camas, cadeiras e restaurante. Era uma viagem magnífica e divertida, tantas
paradas, amizade em cada estação que o trem parava. Em outros vagões havia os de carga que
transportava vários tipos de mercadorias, com frete barato, e a certeza que a
mercadoria chegaria a seu destino, mesmo sabendo que a locomotiva rodava em baixa velocidade, mas a paisagem durante a viagem compensava a lentidão da viagem.
Os trens da RFFSA cortava o estado
de Goiás rumo a São Paulo pela estrada de ferro
Mogiana e de São Paulo pela Oeste de Minas, chegava ao Rio de Janeiro.
Magnífico este percurso que se fazia, era um transporte barato. Fez cidades como Ipameri que viveu seu apogeu, graças a esta linha férrea que
passava pela estação, onde embarcavam passageiros e mercadorias ou indo ou
vindo do grande centro econômico do Brasil que continua sendo São Paulo.
A decadência das ferrovias se deu
quando os USA, queria fortalecer suas indústrias automobilísticas, e vendo o
Brasil como um potencial comprador de seus veículos, fez com que a diplomacia
americana agisse para que as ferrovias não tivessem mais a atenção do governo
brasileiro, que deixou que as ferrovias se transformassem em peças de museu.
Enquanto isto toda Europa, era cortada por ferrovia, que evoluíram e hoje com
trens modernos viaja por todos os países daquele continente, o mesmo aconteceu
nos USA que tem em seu território ferrovias que dão suporte em carga como de
passageiros por todo país.
Tudo começo depois da segunda
guerra mundial (1939- 1945) a substituição foi lenta das ferrovias por
rodovias, mas o que deveria ter feito era manter as ferrovias, melhorando-as e que
programassem as rodovias em nosso país, mas o lob americano foi maior, surgiu
assim uma clara vontade para a substituição das ferrovias por rodovias dando
ênfase a indústria automobilística, isto se consolidou no governo de Juscelino
Kubitschek (1956- 1961).
As rodovias tornaram prioridade,
para que o consumo de carros aumentasse como aconteceu há poucos meses atrás
com incentivo para que os brasileiros comprassem mais carros novos, dando a indústria
automobilística fôlego, mas esqueceram que as rodovias não cabiam tanto carro,
e o caos esta tomando conta das cidades com a superlotação das ruas e rodovias
de todo Brasil. Parece que nada que se faz no Brasil tem planejamento, tudo é
feito “a toque de caixa”, isto é o preço que todos nós brasileiros pagamos por
medidas erradas.
Governos começaram a ver a necessidades
das ferrovias, para baratear os fretes rumo aos portos brasileiros, e também
desafogar as rodovias que estão com engarrafamentos por todos os cantos, mas
infelizmente a corrupção que corrompe e maltrata o País, não deixa que a norte
sul chegue a seu objetivo final, de um transporte ferroviário bem mais barato
que os transportes rodoviários. Enquanto que um caminhão que ocupa boa parte de
uma rodovia tornando a perigosa, carrega apenas um contêiner de 40 pés, uma
locomotiva com segurança transporta mais de cem contêineres de uma única vez,
isto significa que são menos cem caminhões nas estradas esburacadas do Brasil.
As ferrovias levarão ao agronegócio cifras que baratearão os fretes, assim o
agricultor poderá vender os seus produtos com uma rentabilidade maior,
beneficiando assim o homem do campo, que sustenta em boa parte a economia deste
nosso país.
O mundo asiático, já tinha há
muito tempo se alertado para este fato, que as ferrovias é em qualquer país,
uma força vital para economia, modo de transporte barato com riscos quase
zero, hoje em toda Ásia, as ferrovias faz parte da paisagem, ajudando o crescimento
sustentável.
Em todo o mundo a ferrovia é
vital, seus governantes sabem disto, então as torna real na vida cotidiana de
todo cidadão, mas infelizmente no Brasil ainda estes projetos não saem do papel
e quando sai acontece como a Norte Sul e os trens de São Paulo, que descobriu
agora uma das maiores corrupções da historia.
Veja a malha férrea no mundo:
USA: 226.612 mil km de ferrovias
Russia; 85.500 mil km de
ferrovias
China; 85.000 mil Km de
ferrovias, sendo que 13 mil km de alta velocidade (até 350 km /hora)
O Brasil (28.500 km) perde para
Argentina ( 35.000 km) em ferrovia, sendo que “los hermanos” o pais deles é
muito menor que o nosso.
Isto é o Brasil.
Amyn daher jr
@daherjr
http://www.dm.com.br/jornal/#!/view?e=20140108&p=18
DM 08/01/2014
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