sábado, 2 de março de 2013

Ética, moral e imoral, amoral.

                                 
                                                A criação trouxe junto à evolução do homem, seguimentos que deveria ser dogma para que o ser em seu amago pudesse saber separar e tomar como doutrina para uma vida repleta de sentidos e verdades que poderia ser à base da existência.
                                   Ética vem do grego que tem como sentido o caráter humano, já moral vem do latim que tem como sentido os costumes e hábitos recebidos. 
A diferença entre as duas é que a ética busca fundamentar pelas ações morais, mas pela razão do ser. Às vezes confundem a ética com as leis, mas sabemos que as leis às vezes se espelham na ética, mas na realidade muitas leis não são éticas.
                                   Quando assistimos que condenados ou corruptos não irem para cadeia e outros que usam as leis para lograr benefícios próprios, mesmo não sendo ético, estão dentro da lei que os protege, tornando assim uma lei imoral, mas mesmo sendo imoral continua sendo lei. 
Já amoral é um individuo que não tem discernimento e senso de moralidade, esta fora do alcance de seu raciocínio. 
Entre os índios é natural andar nu é moral, mas andar nu em uma rua de uma cidade é amoral, por ser um ato que não é comum à sociedade. 
Na china matar a menina quando nasce para controlar a natalidade é ato amoral e triste, esta dentro do principio das leis daquele país.
Imoral é o contrario de moral, dentro do contexto de uma sociedade, em que o respeito às leis e os costumes deveria ter como principio a ética, o respeito à vida, a seus semelhantes, a natureza e ao ser vivo. Mas nem tudo que é ético é seguido pelas leis do homem, que fazem as leis para proteger interesses de países, de indivíduos e de civilizações em prol de suas ambições.
                         A mentira é um ato imoral, mas esta sempre na linguagem dos políticos que as usam para galgar postos e nunca cumpre o que falam, sabem disto, mas usam a mentira, deram até um nome a esta imoralidade “jogo de cintura”.
Sou ético respeito à vida e a natureza; tenho a moral como habito de seguir os costumes da sociedade que vivo, não aprecio a imoralidade que ensinam nas tvs, que burlam as leis, enganam e corrompe um país.
Amyn daher jr

Meus livros:

A vida de um imigrante libanês

Felicidade ao alcance de todos

Medo degradação e morte

Os erros que as mulheres cometem

Tempos difíceis

O sonho não pode morrer

Peça pelo email  amyndaherjr@hotmail.com  

Enviaremos gratuitamente

30,00 reais cada.


Um comentário:

A barbárie espalha em todo Brasil