sábado, 12 de abril de 2014

Humildade e ostentação.

Antagônico, não podem caminhar juntos, são extremos, mas na realidade os fracos usam a ostentação como escudo, para não mostrar as fraquezas que domina seu intimo frágil. Provar aos outros que o poder e bens matérias o fazem ser superior aos demais, sabem que isto não é verdade, mesmo aqueles que se julgam intocáveis, que receberam o “dom divino”, são frágeis em sua solidão, pois sabe que a vida não é diferente para ninguém, sua temporada de hipocrisia será curta e suas lembranças cairão no esquecimento, pois a vida foi cheia de mediocridades e complexos de inferioridades. Esquecem que o poder é passageiro, mas neste mundo deslumbrado em que vivem, não tem lugar para fazer o bem, não tem lugar para estender a mão, vê apenas os bajulares que o cerca, querendo um pouco da carniça que pode tirar do déspota.
Exibição vã ou inútil, exibicionista e vaidade grande inimiga da realidade da maioria dos seres vivos, que tem dentro de suas vidas a humildade, que não significa inferioridade, mas sim superioridade, aquele que sabe de suas potencialidades, que sabe de suas grandezas internas, não precisão se exporem para mostrar que são grandes.
Jesus Cristo tinha uma grandeza magnífica, as pessoas o cercavam para ouvir suas pregações, ouvir suas profecias, muitos naqueles momentos não sabiam que estavam diante do filho de Deus na terra. Caminhava com os humildes, ensinava a caridade e orava curvando em demonstração de respeito ao Pai, tudo isto para ensinar, para mostrar que a vida não precisa ostentar, nem ter vaidades exorbitantes, mas sim grandezas internas, de sabedoria e humildade que é a mais sublime presença de Deus nos seres humanos. Jesus disse venha para perto de mim os humildes, aqueles que querem aprender, que querem fortalecer a alma para poder ajudar a todos que necessitam de ajuda, que necessitam de um aperto de mão verdadeiro e não falso. O humilde quer na realidade o bem do próximo, todos são irmãos, todos têm as mesmas necessidades e o mesmo fim. A cultura e a sabedoria que juntas tiram o homem das trevas em que vive, mas para os governos, a escuridão e a ignorância de muitos, significa que tem presas fáceis de serem domesticadas e manipuladas. Isto acontece no mundo atual, para se perpetuar no poder, mantém a maioria na ignorância, assim as obrigações, passa a ser favores, é o modo de que a vaidade e a inferioridade têm para manter o poder. Diferente dos ensinamentos que foi nos passado por Jesus e os grandes pensadores da humanidade, que a trajetória de nossas vidas, tem um sentido... Viver na humildade e fazer o bem a quem precisa. Fazer e dar oportunidades para que a cultura possa fazer parte da vida, que possa discernir a verdadeira razão da existência humana.
Humildade não é vestir de cordeiro, usar a mentira para benefícios próprios, enganar com promessas que sabem que nunca vão ser cumpridas, mas sim viver com os pensamentos voltados para proteger o bem maior dos seres humanos, a família. Proteger os menos favorecidos, saber escutar e usar as oportunidades que teve, para melhorar a vida de muitos, com atos verdadeiros que elevam a cultura e o respeito à vida.
Ser humilde é dom de sabedoria e ostentar é uma demonstração de fraqueza.
Amyn daher jr
escritor

@daherjr
http://www.dm.com.br/jornal/#!/view?e=20140412&p=22 DM 12/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A barbárie espalha em todo Brasil