sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Piracanjuba.

                                                        
                                           Antigo Pouso Alto, cidade que foi emancipada em 1855, tendo hoje 154 anos em sua sociedade tradicionalista, que tanto lutou para o desenvolvimento agropecuário desta região, rica em terras férteis, córregos e rios caudulentos que banham suas terras, proporcionando com isto as plantações irrigadas dos pivôs centrais, dando mais riquezas ao município, que hoje detém a maior bacia leiteira de Goiás e que esta entre os primeiros produtores de grão do centro oeste.
                                      Cidade do poeta Leo Lince, de escritores: João Costa e Silva, Jair Elis, Ney Telles atual Desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás, Jacksom Pires foi Superintendente do Trabalho do Governo Federal; Litha Spindola foi Secretaria de Comercio Exterior do Governo Federal, Antonio Batista Arantes homem religioso que  ajudou a fundar a conferencia São Vicente de Paula; tantos outros como os expedicionários que foram para a segunda guerra mundial, Itália, para defenderem a liberdade: Jose Elias Resende, Zilmar Alves Gordo, Jose Elias Ferreira, Geraldo Afonso de Melo, Limirio Dias dos santos, Jovino Alves da Silva, Valdemar Jose da Silva, João David Correia, Paulo Romano
                                 A festa que todos os anos lotam a cidade em romaria misturando a fé com festejos profanos, se realiza em agosto, que é a festa de Nossa Senhora D Abadia, onde as atenções voltam para as barraquinhas que vendem de tudo, e a barraca da Igreja que as pessoas com suas contradanças nas mãos entram no salão para dançar, divertir e arrematar a prendas oferecidas pelas famílias cristãs; tudo ocorre em paz neste show de fé; mantendo assim uma tradição de muitos anos.
                                Tivemos épocas áureas, quando a miss Brasil era um acontecimento nacional, colocamos em suas fileiras a Dilma Duarte, filha da terra, que representou Goiás nesta disputa da mulher mais linda de nosso país.
                               Acontecimentos históricos para época, quando a vinda do Flamengo com seu Basktball, veio enfrentar a seleção local, formada pelos filhos da terra que lutaram bravamente conseguindo uma vitória em cima deste tradicional clube do Rio de Janeiro.
                              Os coronéis que dominavam a política local tinham em suas trincheiras homens honestos como os membros da tradicional UDN o Sr. Joaquim Santana filho, Sebastião de Oliveira que chegou a ser três vezes prefeito, Dr. Ruy Brasil Cavalcante, medico e foi deputado estadual e tantos outros nomes de relevância. Do outro lado o PSD, partido do fundador de Goiânia Dr. Pedro Ludovico Teixeira, ilustres nomes aparecem em suas fileiras, como o médico humanista, que dedicou sua vida a atender toda a população de graça, o Dr. Amyn Jose Daher, Claudionor Alves, Gilberto Santana, Damas Avelino de Castro, Homero Honorato e Alvim Romano. Todos estes homens mantinham a cordialidade e respeito, porque eram honrados e éticos dentro de suas atribuições na sociedade que eles pertenciam.
                            A cidade era iluminada por geradores, então em certa época houve um acordo entre o PSD e UDN para apoiarem o candidato a governador do PSD o Sr. Juca Ludovico em troca a energia elétrica produzida na Usina do Rochedo poderia ser colocada em toda cidade; este acordo foi cumprido, uma demonstração de sabedoria dos dirigentes políticos daquela época; grandeza e visão do bem maior que era o ser humano.
                          Hoje além das festas tradicionais, a festa das orquídeas; apesar de toda dificuldade que os orquidários enfrentam, conseguem  esta  mostra espetacular desta flor que cativa com sua beleza a imaginação do homem; se realiza na segunda quinzena de maio, transformando a cidade na capital das Orquídeas do Centro Oeste.
                        Infelizmente, Piracanjuba, a maioria de seus filhos te abandonou... Deixou acabar o CRP clube Recreativo, deixou o Country Clube as moscas; o parque de exposição agropecuário que foi fundado quando então o Sr. Iris Resende foi Ministro da Agricultura, está hoje abandonado... Deixaram que aventureiros, que não se importa com o passado desta terra, tomar o poder e estão fazendo de tudo para que o povo esqueça seus filhos ilustres do passado.
Hoje assistimos uma cidade em que as tradições estão chegando ao fim; seu nome aparece nos jornais nas colunas policiais: latrocínio, roubo e drogas que esta tomando conta dos setores mais pobres; indústria que nasceu na cidade, tiveram que ir para outras cidades pela falta de infraestrutura.
O poder político que deveria trazer indústrias para gerar empregos para seus filhos, esta estacionada pela incompetência de seus políticos. 
Ainda existe esperança para que esta cidade volte caminhar a passos largos para o bem de sua população.
Amyn Daher Jr
Escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A barbárie espalha em todo Brasil